Publicado por: thiagoemmerich | julho 1, 2007

Existe letra!

Essa semana aconteceu um fato interessante quando estávamos reunidos, como de costume, no “Botequinho Brasil” do Skypecast. Um amigo nosso, em homenagem a um norte-americano que sempre está presente conosco, colocou na sala em forma de áudio, a introdução do Hino Nacional brasileiro para que esse ouvisse. Houve um tempo de silencio na sala enquanto ouvíamos. No final da musica, fui o primeiro a falar, e disse a todos, que aquela introdução tinha uma letra. No momento acharam aquilo estranho, até que comecei a cantar a letra da introdução. Assim que acabei, algumas pessoas presentes protestaram e disseram que eu não devia fazer aquilo, que a melodia era muito bonita e que não estava certo. Após isso, tive que entrar em um site, e passar o link para que pudessem eles mesmos conferir. Após visitarem o site, aceitaram o que eu disse.

A letra acabou excluída da sua versão oficial do hino, e só quem a conhece, são aqueles que tenham estudado Moral e Civismo, ou um curso que tivesse uma disciplina com esse assunto.

Sempre que canto essa introdução sinto uma grande saudade, e me lembro do meu tio cantando ela para mim, e pedindo que eu continuasse a musica. (… Eia sus, oh sus! … Ouviram do Ipiranga as margens plácidas…).

Foi um fato diferente para acontecer no dia-a-dia em uma sala de bate papo.

Segue abaixo a letra da introdução do Hino Nacional brasileiro.

Fica assim então, grande abraço, e Felicidades

                                                                                            Thiago Emmerich

Espera o Brasil
Que todos cumprais
Com o vosso dever.
Eia avante, brasileiros,
Sempre avante!

Gravai com buril
Nos pátrios anais
Do vosso poder.
Eia avante, brasileiros,
Sempre avante!

Servi o Brasil
Sem esmorecer,
Com ânimo audaz
Cumpri o dever,
Na guerra e na paz,
À sombra da lei,
À brisa gentil
O lábaro erguei
Do belo Brasil.
Eia sus, oh sus!

 

Responses

  1. Pois é Thiago,
    Estava a comentar este fato de ontem com a tia Maria e minha mãe. As pessoas geralmente tem essa tendência a pré estabelecer conceitos para as coisas antes mesmo de conhecê-las. Ou seja, tudo que ainda é desconhecido ou tenha passado despercebido são recebidos com ressalvas.
    A mãe por sinal quando soube do acontecido cantou toda a introdução para que ouvíssemos.
    Um grande abraço …

    Pois é Ítalo, assim são as pessoas, estão tão acostumadas com o mundo, que não se acreditam mais no que as pessoas falam… Um grande abraço
    Thiago Emmerich

  2. Pois é amiguinho! Vivendo e aprendendo. Não sabia que a introdução do hino nacional tinha uma letra. Muito bonita por sinal.
    Um grande abraço.

    Pois é primo, não sei porque coisas assim são pouco divulgadas, é uma pena..
    Grande abraço
    Thiago Emmerich

  3. Rapaz, legal isso…

    Mas pelo tom vibrante, e por alguns versos desta introdução estarem presentes em canções militares, acho que cabe uma pesquisa sobre essa letra da introdução.

    Não seria algo adicionado na época da ditadura? Até mesmo o estudo da disciplina moral e cívica foi introduzido pela ditadura…

    Mas que é bonito é!

  4. Thiago,

    É muito estranho que haja letra para uma introdução musical, aliás eu nunca ví tal coisa em qualquer tipo de música, talvez seja realmente algo ligado à ditatura militar, pois foi um período onde aconteceram coisas que nem brasileiro acredita. Mas caro primo, como tudo é possível, quem sabe né? Tem sempre uma primeira vez. Aproveita e dá uma passadinha no meu blog, que ainda está em fase de aperfeiçoamento. Au revoir

    E aí Chico! Pois é cara, vivendo e aprendendo. Me lembro que eu era pequeno quando o tio Zé Paulo cantava esse pedaço da introdução e pedia pra gente continuar com o hino. Essa letra é atribuída a Américo de Moura, presidente da província do Rio de Janeiro nos anos de 1879 e 1880. Acredito que passou a ser somente tocada a introcução no regime militar. Tenho que estudar sobre isso. Obrigado pela visita e vê se aparece de vez em quando. já fui no seu Blog, ficou bem maneiro.
    Um forte abraço e felicidades!

    Thiago Emmerich

  5. Quanto a introdução do hino ter sido criada durante a ditadura militar, isto não é verdade. Há alguns anos vi uma matéria de um programa – “Video Show” da TV Globo – onde o ator Castro Gonzaga, morto hoje, informa que quando criança cantava esta letra da introdução do Hino Nacional Brasileiro. Ele nasceu em 1918.

  6. Valeu Thiago, aprendi isto com uma professora de música. Nos tempos da ditadura, ela pediu permissão ao sargento responsável pelo Tiro de Guerra da cidade para que seus alunos cantassem, ao som de um acordeon, o hino com a introdução. Lindo!!!!.

  7. mto legal essa sua iniciativa, temos q tornar público, porq poucos conhecem essa letra, nem professores, e se depender de divulgação do governo, eles têm q fazer propaganda eleitoral, não dá tempo p/ isso.

  8. Caro thiago
    Sem saudosismo, porém, com orgulho , sou um dos que pouco conhecem a introdução do hino nacional de cor e salteado haja vista que aprendi, na escola dos meu tempos.
    Tenho 47 anos, sou advogado, lutei contra a a ditadura militar, mas jamais contra a minha p átria.
    Dia 19/10-2008, astearemos a bandeira e canteremos o hino nacional em uma pequena praça do Tucuruvi para a inauguraçã do plantio de uma nova árvore, sob o pretesto de algumas pessoas. Acredite. E, com certeza apresentarei a introdução do Hino nacional.Abraçcos

  9. Caro Thiago.
    Fiquei feliz em saber que ainda,exixtem pessoas com o civismo á flor da pele.
    Muitas vezes falei á meus filhos Thiago,Thadeu e Thales,que havia uma letra muito bonita na introdução do Hino Nacional.
    Na minha cidade Serra Negra, nos idos de 1962, quem cantava a introdução ao Hino,era nossa professora de Canto Orfeonico Dna Vanderci Mantovani com acordes ao piano, e em seguida o coral iniciava o canto do Hino.
    Era uma forma captarmos o tom,para o canto em conjunto.
    Sinto saudades desta epoca.
    Parabens
    Marcio Mascigrande.

  10. Bem,segunda feira agora, estava eu em um bar em Marilia/SP,acompanhado por um irmão mais
    novo e na mesa do bar chegou um PM reformado
    que saiu com essa pergunta, se eu conhecia a
    letra da introdução e eu disse que não, a seguir
    dei meu celular para ele e ele gravou cantando
    muito bem essa letra e ai eu aqui em casa entrei
    na pesquisa do GOOGLE e me deparei com esse
    artigo, foi otimo, poid na voz dele algumas palavras eu não entendia devido ao barulho do
    bar. mas otimo é morrendo e aprendendo nehh
    obrigado
    Nelson

  11. Lindi saber que existe brasileiros, brasileiros, brasileiros, que bom parabens, é o que penso.

  12. Prezados… Graduei no curso de Letras em dezembro de 2008 e minha ME de Legislação do Ensino no dia da Pátria nos trouxe tudo o quanto ela tinha de conteúdo, inclusive uma cópia do CD com todas as melodias Nacionais, ao ouvir a introdução cantada, tivemos a maior admiração. É demasiadamente linda! Imaginem só, o hino já cortam em eventos, se a introdução fosse cantada eles nem dexariam o hino prosseguir. Lamentavelmente. O fato de ter sido sido extinta deve-se ao fato da altura, é muito agudo e só profissionais o cantariam.
    Espero ter contribuído…
    Divulguem essa letra, vale a pena saber cantar!!!
    Abraços

  13. Caro Thiago,

    Parabenizo-o por trazer à baila um tema tão apaixonante, ou seja, o nosso Hino Nacional, cujo dia comemorou-se ontem, 13 de abril e o centenário de sua letra é celebrado nesta ano de 2009. Vemos o patriotismo avivado em tantos os que dirigiram seus comentários a este blog, instigando-nos, com seus conceitos, a saber mais acerca da introdução cantada do Hino.
    A propósito, o comentário endereçado pela Sra. Simone Scolaro, sugere-nos que a referida missivista desfruta de conhecimentos embasados sobre o assunto.
    Teria o maior prazer, que com certeza será compartilhado por todos os frequentadores deste site, se a Sra.Scolaro nos brindasse com mais informações acerca do assunto em pauta, bem como, citando-nos as fontes, quando disponíveis.
    A propósito, qual o CD onde foi gravada a introdulão cantada a que ela se refere em seu texto?

    Abraços,

    Lícia Maria Moreira Peixoto

  14. Prezado Thiago,
    Sugestão para q façamos uma campanha, para q seja modificado e execução do Hino Nacional Brasileiro nos eventos desportivos e passemos a fazer apenas a INTRODUÇÃO E CODA q inclusive tem essa letra maravilhosa q incentiva o cumprimento do dever por nós brasileiros. Isso evitaria q a TV continue interropendo a execução do nosso Hino em qualquer momento, cm sempre vimos acontecer especialmente em campos de futebol e não demora mt teremos a COPA do mundo e aí o mundo td verá esse desrespeito com o Brasil. Sou músico militar e sei q dessa forma já é executado qdo se recepciona o Presidente da República.
    Abraços!!

  15. eu acho muito linda essa introdução,aprendi com uma professora de sexta série.mas nunca esqueci,mas eu falo p/as pessoas elas dizem nunca ter ouvido falar.

  16. pARABENS PELO TEXTO E VEJA NO YOUTUBE

  17. Thiago, eu sou filha de músico de banda e vi muitas vezes na infância meu pai tocar em ensaios e solenidades . Depois , fui professora e tambem mostrava a meus alunos essa introduçao e ensinava- os o hino nacional . Nunca me esqueci , é lindo! Pena que hoje as escolas não primam para o civismo . Nem o hino nacional ensinam …Seria importante e de grande valia para nossas crianças na educação cívica. 10 de outubro de 2009 — Nilcéia BH – MINAS.

  18. CARO TIAGO,
    TIVE O PRIVILÉGIO DE APRENDER A INTRODUÇÃO DO HINO NACIONAL QDO CURSAVA 3ª OU 4ªSÉRIE DO PRIMÁRIO NA DECADA DE 70 EM MARABÁ PAULISTA S.P,MINHA SAUDOSA PROFª Dª DEVANIR NOS ENSINOU E LOGO DEPOIS VEIO A FALECER MAS DEIXOU-NOS ESSA LEMRANÇA E SEMPRE QUE COMENTAVA ISSO AS PESSOAS FICAVAM INTRIGADAS PQ DIZIAM NÃO CONHECER,HOJE ESTOU COM 52 ANOS ME APOSENTANDO E COM UM PROJETO DE CORAL NA ESCOLA,VOU ME APOSENTAR MAS DEIXAR UM INICIO DE REGATE PELOS HINOS PÁTRIOS E O CIVISMOQUE DESAPARECEU DO AMBITO ESCOLAR.ABRAÇOS* obs* CANTÁVAMOS TODOS OS HINOS E COM UM ORGULHO QUE ERA DE ENCHER OS OLHOS….SAUDADES


Deixe uma resposta

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

